A Fisioterapia Pélvica previne e trata as disfunções que estão relacionadas ao assoalho pélvica, como a incontinência urinaria e fecal, prolapso genital,bexiga hiperativa ( urgência ) , constipação, diástase abdominal e disfunções sexuais como vaginismo,dispareunia, anorgasmia e alteração de libido . A fisioterapia pélvica também é indicada para tratar as disfunções do assoalho pélvico masculino como disfunções erétil, incontinência urinária pós postectomia, ejaculação precoce. O assoalho Pélvico é composto por músculos, ligamentos e ossos que fazem a sustentação dos órgãos internos.
Para avaliar o assoalho pélvico você precisa encontrar um fisioterapeuta pélvico, que vai explicar minuciosamente como funciona o assoalho pélvico e esclarecer dúvidas e ouvir a queixa que te levou até o consultório. Dentro desta avaliação é testado sensibilidade e reflexos, observado a coloração dos órgãos pélvicos e cicatrizes, é realizado a palpação dos músculos do assoalho pélvico, para verificar pontos de tensão do períneo,verificado a força dos músculos durante as contrações perineais e o relaxamento desta musculatura.
A avaliação do assoalho pélvico é bem detalhada .
Lembrando que cada paciente é um ser único e traz consigo as suas particularidades, que cada paciente deve ser avaliado para que possa ser elaborado um tratamento específico para cada paciente.
A fisioterapia pélvica não olha só para o assoalho pélvico em si, trata o corpo como um todo, corpo e mente. A mente também faz parte da saúde do assoalho pélvico por que afinal de contas não podemos separar a cabeça do corpo .
Fonte: Dra. Erica Santos
Fisioterapeuta pélvica
Crefito3/ 272193-F